data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo Pessoal
A dona de casa Celi Santos do Nascimento, 91 anos, nasceu em Santa Maria. Ela era filha de Dario Rodrigues e Manoela dos Santos, falecidos, e teve dois irmãos.
Da união de 20 anos com Orvalindo Francisco dos Santos, falecido, Celi teve nove filhos, Jane Terezinha, 66 anos, Jerônimo, 54, Geraldo, 56, Aladin, 68, Carlos Roberto, 64, Nelsi Oliveira, 66 anos, e Orvalindo, 55. Além desses, ela foi mãe de Rosa Janete e Carlos Alberto, falecidos. Celi teve ainda 23 netos e 18 bisnetos.
Conforme a neta Janaína do Nascimento Dorneles, 39 anos, Celi gostava de conversar com os amigos, de passar café para receber visitas e de ver a família reunida nos almoços de domingo.
Janaína também lembra que a avó amava fazer compras no mercado e era amorosa com todos:
- Ela era nosso alicerce. A vó nos ensinou a respeitar e a valorizar o próximo, lutar pelos objetivos e jamais abandonar a família.
A dona de casa cuidava das plantas e cozinhava. Entre os quitutes que preparava, o prato que ela mais gostava era arroz de leite, lembra Janaína:
- Para a vó, não tinha tempo ruim. Ela era muito alegre.
A neta Graciele do Nascimento Dornelles, 34 anos, morava com a avó, no Bairro Nossa Senhora do Rosário. Para ela, Celi ensinou muitos valores:
- A vó nos inspirou com pequenas gentilezas, como a disposição em fazer um cafezinho para nos agradar. Exemplo de mulher que lutou pela família, ela não se deixava abater com facilidade.
Para a neta Caroline do Nascimento, 27 anos, fica a lembrança da generosidade e amizade de Celi.
- Sempre lembrarei dos conselhos, assim como da persistência dela em busca dos sonhos e objetivos. Agora, fica o aprendizado e a saudade - emociona-se a Caroline.
O neto Rafael da Silva Nascimento, 29 anos, também cresceu perto da dona de casa:
- Ela me ensinou a ser simples, humilde e a acolher com generosidade. A vó deixou um legado de resistência e nos ensinou o poder de resiliência. A lembrança do sorriso, da simplicidade e dos gestos de amor dela permanecem em nós.
Celi Santos do Nascimento teve uma parada cardíaca em fevereiro deste ano. Em 4 de julho, a idosa foi internada devido a uma pneumonia, no Hospital Casa de Saúde. Em 17 de julho, Celi morreu. Ela foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal.
FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E NA REGIÃO
FUNERÁRIA SÃO MARTINHO
7/6
Tania Moreira Buera, aos 58 anos, sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal
Alessandro dos Santos Pontes Simione, aos 33 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal
8/6
Paulo Renato Brutti, aos 61 anos, sepultado no Cemitério São Caetano, em Boca do Monte
Isolete Santos Alves, aos 85 anos, sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal
Hernando Guntzel Viana, aos 74 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal
Claudio Henrique da Rosa, aos 54 anos, sepultado no Cemitério São José